ITAIPU BINACIONAL

A hidrelétrica é uma das sete maravilhas do mundo moderno.

A Central Hidrelétrica de Itaipu é uma realização de trabalho conjunto entre Brasil e Paraguai, com o objetivo de aproveitar o potencial hidráulico das águas do rio Paraná, pertencente em condomínio aos dois países. Seu reservatório abrange 15 municípios do oeste paranaense e um do Mato Grosso do Sul.

Itaipu recebeu este nome em homenagem a uma pequena ilha do rio Paraná, sobre a qual está hoje assentada a Usina. A ilhota era chamada pelos indígenas de “Itaipu”, que em tupi-guarani significa “a pedra que canta”, pelo barulho que as águas faziam ao bater nas pedras.

Devido às dimensões, a hidrelétrica é considerada “A Obra do Século” e uma das sete maravilhas do mundo moderno, conforme pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Engenharia Civil, com engenheiros de todo o mundo.

A hidrelétrica começou a ser construída em 1974 e a primeira unidade geradora começou a produzir energia em 1984. A 18ª unidade geradora entrou em operação em 1991, com potência instalada de 12,6 milhões de KW. Com a implantação de mais duas unidades geradoras em 2007, a usina tem capacidade de 14 milhões de KW.

Visitas:

Visita Institucional Técnico-Científica Circuito Turístico Especial Visita Panorâmica Visitas Combinadas


Todos os direitos reservados 2020


× Como posso te ajudar?